
Para acordos entre credor e devedor, a cobrança extrajudicial é muito utilizada para resolver a situação de maneira amigável. Então, para entender melhor como funciona esse tipo de cobrança, fique atento ao nosso artigo!
Nas relações de consumo, algumas vezes ocorre a inadimplência de pagamentos. Nesse caso, uma negociação entre credor e devedor, sem a participação do judiciário, pode ocorrer.
Talvez você tenha débitos para quitar, e não sabe exatamente como funciona a cobrança extrajudicial, quais medidas o credor pode tomar ou não, por exemplo. Ou você pode estar do outro lado e não entende como pode reaver valores pendentes. Nesses casos, a chave para resolver esse problema da melhor maneira, ou seja, garantir uma boa negociação, é conhecer melhor o funcionamento da cobrança extrajudicial.
Por isso, inicialmente, vamos pensar de que maneira um credor pode fazer essa cobrança. Os veículos disponíveis para estabelecer a comunicação com o cliente são diversos: cartas de cobrança, SMS, ligações telefônicas, comunicado de registro de débito – que podem ser enviados por e-mail ou então por correio –,aviso eletrônico de débito do SCPC – e-mail que possui validade jurídica –, bem como o registro da dívida no cartório de protestos de títulos.
É durante esse processo que o devedor pode renegociar sua dívida, no que tange às formas de pagamento e prazos, visto que nesse período descontos e até opções de parcelamento podem ser autorizados pelo credor, algo que facilitaria a liquidação da dívida.
Por esse motivo, a cobrança extrajudicial também é conhecida como cobrança amigável, pois possibilita o diálogo entre as partes até que se chegue a um acordo ideal para ambos.
Se depois desses comunicados e abertura para negociação o devedor não quitar sua dívida, a inclusão no registro de débito do SCPC pode ocorrer.Nesse caso, quando o consumidor inadimplente solicitar um crédito em outra empresa, essa pendência poderá ser consultada.
No caso das empresas que tenham interesse em fazer uso da cobrança extrajudicial, é preciso que se atentem aos limites regulamentados por lei com relação à cobrança. Além disso, é necessário transmitir segurança e credibilidade ao cliente inadimplente, pois assim as tratativas serão conduzidas com maior facilidade.
Portanto, trataremos agora de dicas assertivas, que são muito fáceis de usar, a fim de obter êxito na cobrança extrajudicial.
1. Faça uma abordagem em tom amigável, cordial e respeitoso
Ao realizar uma cobrança extrajudicial, é muito importante ter em mente que imprevistos podem ocorrer, sobretudo quando falamos de questões financeiras.
Por isso, o tom empregado em uma cobrança deve ser sempre muito respeitoso e cordial, para não deixar o cliente devedor desconfortável, por mais que a empresa tenha interesse em reaver o que é seu por direito de forma rápida.
Quando e-mails e ligações assumem um tom amigável na medida certa, as chances de envolver o cliente inadimplente, levando-o a quitar os débitos, são muito maiores.
Então faça com que esse canal de diálogo possibilite um acordo, tendo em vista que o inadimplente é um cliente, dessa forma é interesse da empresa credora que ele volte a consumir.
2. Escolha um horário adequado
A escolha de um horário adequado é outro fator muito relevante para que cobranças gerem bons resultados.
Mais que isso, o horário para que cobranças extrajudiciais sejam feitas é, em muitos estados, regulamentado por lei, como a lei 15.426, de 2014, do estado de São Paulo, que estabelece os limites para que chamadas e visitas sejam feitas.
Dessa forma, o objetivo não é a importunação do devedor, portanto é preciso priorizar os limites estabelecidos para tais cobranças.
2. Envie notificações
Já apresentamos os diversos veículos disponíveis para que cobranças extrajudiciais sejam feitas. Portanto, use-os, por mais óbvio que pareça, é necessário reafirmar: envie notificações. Isso porque um dos motivos para que a inadimplência ocorra pode ser até mesmo por conta do esquecimento. Em casos assim, notificações podem ser assertivas para que o débito seja quitado.
Além disso, ao contatar o devedor, você pode encontrá-lo em condições que viabilizem a quitação dívida, algo que outrora não seria possível.
3. Ofereça opções de pagamento
Na cobrança extrajudicial é muito importante que se ofereçam formas de parcelamento e redução de juros. Fazendo isso, a empresa evidencia que está disposta a ceder, a negociar, aspecto muito valorizado pelos devedores.
Abrir um espaço para negociação também é muito positivo, pois o cliente inadimplente, em muitos casos, tem propostas para quitar o débito. Então, esteja atento, seja flexível e aberto ao diálogo.
4. Use a tecnologia a seu favor
Hoje em dia grande parte das pessoas fazem uso de aparelhos eletrônicos, como o celular. Por isso, para facilitar a vida do seu cliente devedor, explore esses recursos, emitindo cobranças por boleto, gerando canais de comunicação, dentre outras possibilidades. Se você deseja tratar sobre questões relativas à cobrança extrajudicial, entre em contato conosco! Disponibilizamo-nos a ajudá-lo.