
Saber de que forma contratar o melhor profissional de direito com especialidade em dívida bancária é algo bastante necessário atualmente. É por isso que daremos diretrizes neste texto que irão te auxiliar nessa procura.
Dificuldades em lidar com instituições financeiras responsáveis por dívidas bancárias são recorrentes. Em muitos casos, faz-se necessário o suporte de um advogado com tal especialidade, dada a complexidade da situação.
Justamente nesse contexto, podemos ter problemas na hora de procurar o melhor profissional especialista em dívida bancária.
Todavia, antes mesmo de tratarmos desse assunto, é preciso entender algumas particularidades que existem em casos dessa natureza.
Por exemplo, quais são as características dos sujeitos envolvidos nessa relação de dívida bancária?
De um lado da história temos as instituições financeiras que representam os bancos e de outro o consumidor que adquiriu determinado produto ou serviço.
Evidentemente, tal relação é marcada pro uma profunda desigualdade, afinal, estamos falando de capacidades financeiras muito distintas.
De um lado, temos a instituição financeira detentora do poder econômico e por conseqüência da maior capacidade técnica e de outro, consumidor fragilizado, sobretudo no atual momento econômico vivenciado, pós-pandêmico, tornando a desigualdade ainda mais acentuada.
Dentro desse contexto, tem-se que a disparidade entre as partes se torna terreno fértil para ocorrência de abusos em desfavor do consumidor, sujeito hipossuficiente da relação.
Isto porque, a instituição bancária, na qualidade de fornecedor de serviços e produtos tem vantagem sobre a vulnerabilidade do consumidor ao impor contratos de adesão, dos quais o consumidor de produtos e serviços bancários seja ele pessoa física ou jurídica, necessitando organizar sua vida financeira e se capitalizar, aceita contratos com cláusulas abusivas, tarifas cadastrais, vendas casadas e principalmente, juros excessivos exorbitantes ao ponto de se equiparar a prática de usura.
Esse é o contexto vivenciado por grande parte da população na atualidade, sendo necessário profissional especializado para condução adequada da demanda.
Para solucionar litígios nos quais os consumidores foram lesados financeiramente, o advogado deve ter características cruciais, como por exemplo, conhecimento e vivência na área.
Quando falamos em um profissional especialista em dívida bancária, é fundamental que esse advogado possua bagagem e conhecimento multidisciplinar, pois imprescindível o conhecimento em direito do consumidor, cível, contratual, para identificar eventuais abusos cometidos pela instituição bancária e aplicar a legislação e precedentes atuais visando o equilíbrio da relação entre o banco e o consumidor.
O conhecimento técnico será essencial para compreensão das particularidades dos contratos bancários e identificar eventuais cobranças indevidas, erros bancários, cobranças vexatórias, sobretudo para buscar a adequada reparação civil.
Somente com essas características, o profissional possuirá habilidade em negociações extrajudiciais também se revela altamente valiosa, impactando na redução de despesas e tempo para o deslinde de questões como a negociação de dívidas bancárias.
Dessa maneira, o profissional poderá estabelecer estratégias visando à satisfação do cliente, tratando com transparência os riscos de eventual demanda judicial, despesas judiciais ou extrajudiciais e honorários.
Nesse sentido ainda, tão importante quanto à contratação de profissional devidamente regularizado perante a OAB, pois será o advogado especialista na área, utilizando conhecimento jurídico para melhor solucionar a demanda seja na esfera judicial ou extrajudicial, envidando esforços renegociação de dívidas dentro do contexto legal e também, para sanar impactos do desequilíbrio financeiro e todos os desdobramentos negativos decorrentes das cobranças indevidas.
Então, em casos de dúvidas quanto a esse assunto, envie-nos uma mensagem. Estamos à disposição para te auxiliar.